Ilha de Tinharé

O qué fazer em Morro de São Paulo?


Morro de São Paulo é um belíssimo paraíso tropical situado na ilha de Tinharé, município de Cairu, na região turisticamente denominada Costa do Dendê.
Com mais de 10 quilômetros de praias, algumas semi-desertas, Morro de São Paulo é o principal povoado da Ilha de Tinharé. As águas transparentes sobre os recifes são excelentes para a prática de mergulho , pesca, natação, windsurfe e surfe em praias como a Pedra do Moleque, o point dos surfistas. As praias mais visitadas são Gamboa, Coroa, Ponta da Pedra, Porto de Cima, Prainha do Forte, Primeira praia, Segunda praia, Terceira praia, Quarta praia, Praia do Encanto, Garapuá e Praia do Pontal.
As caminhadas mais tradicionais são até a Fonte Grande, onde pode se conhecer um pouco da história deste destino turístico; ou até o Farol do Morro, onde pode apreciar-se uma maravilhosa vista para a Primeira e Segunda Praia.
Sendo um lugar requintado, é comum encontrar em Morro de São Paulo conhecidas figuras do jet-set internacional, artistas, descolados e nativos que se misturam às "tribos", nos inúmeros bares e restaurantes da vila.
Os turistas ecológicos ficam maravilhados com este paraíso, onde só é possível se locomover a pé, ou, no máximo, a cavalo. Porém, hoje em dia há vários veículos 4x4 na ilha, mas a circulação deles na vila é proibida.
Os morros, cobertos com vegetação exuberante remanescente da Mata Atlântica, entrecortam a paisagem marinha e protegem a "vila", onde se concentra a infra-estrutura turística e os monumentos históricos do início da colonização brasileira, como o velho forte, que em 1750 contava com 51 peças de artilharia distribuídas nos seus 700 metros de muralha e era guarnecido por 183 homens.


Caminhada à Praia da Gamboa

Caminhada à Praia da Gamboa

Com a maré baixa, é possível ir até a praia de Gamboa a pé, saindo da pousada e caminhando até o porto de Morro de São Paulo, onde você deverá descer à praia e andar por aproximadamente meia hora. Na praia, podem-se encontrar coqueiros deitados na beira do mar e, nos dias em que a lua está cheia, recomenda-se aguardar até o pôr do sol para assim poder apreciar o sol se pondo de um lado e, do outro, a lua saindo por trás do morro. Também recomendamos conhecer o caminho entre as enormes pedras que ficam na praia, porém com a maré alta não é recomendado, pois o acesso pode ser difícil. Andando pela praia por aproximadamente 20 minutos, finalmente se chega ao povoado de Gamboa, o qual conserva até hoje todas as características de um simples povoado de pescadores, razão pela qual muitos moradores do distrito vizinho, Morro de São Paulo, decidiram mudar e construir suas casas ou pousadas neste vilarejo rústico. Hoje em dia, podem se encontrar na Gamboa restaurantes que servem deliciosos pratos regionais à beira-mar e pousadas charmosas localizadas num vilarejo que ainda conserva o ar de um povoado de simpáticos pescadores. Para maiores informações, gentileza acessar o site: http://www.morro.travel/aprenda-sobre-morro/praia-gamboa-morro-sao-paulo.htm

Garapuá -Praia do Encanto

Garapuá -Praia do Encanto

Passeio em carro 4x4 cheio de aventura, com saídas diárias às 10hs, até a paradisíaca praia de Garapuá, localizada a 11 km de Morro de São Paulo, pela estrada que atravessa o interior da ilha, conhecendo assim o povoado de Morro, o seu ritmo de vida e costumes. È recomendado para os amantes dos frescos mariscos, peixes e moquecas, que costumam ser deliciosos nesta Vila de Pescadores. Para quem quer mergulhar nas piscinas naturais de Garapuá, um barco convencional ou saveiro levará vocês até o bar flutuante, localizado no meio do mar, entre os corais, onde é possível alugar máscaras para mergulhar entre peixinhos coloridos em cálidas águas cristalinas. Na volta, os turistas visitam a charmosa Praia do Encanto, também conhecida como 5ª Praia, por aproximadamente uma hora. Recomenda-se experimentar os saborosos drinques tropicais do Hotel Praia do Encanto. O horário de retorno à pousada é aproximadamente às 16hs. Para maiores informações sobre Garapuá, visite o seguinte site: http://umpouquinhodecadalugar.com/2014/03/17/garapua-um-paraiso-intocado-no-litoral-da-bahia/
Uma opção mais natural de visitar Garapuá é ir a cavalo, alugando os cavalos que pertencem à Fazenda Caeira. A cavalgada é de aproximadamente uma hora e meia, para ir e também para voltar, pelas fascinantes praias e a Mata com um espetáculo de natureza incrível, além da imperdível parada para almoçar nos deliciosos restaurantes de Garapuá. A Fazenda fornece, alugando seus cavalos, um guia que acompanha no passeio.

“Volta à Ilha’’ passeio à Ilha de Boipeba

“Volta à Ilha’’ passeio à Ilha de Boipeba

Passeio de lancha ou flex boat pelas ilhas de Tinharé, com saídas diárias da Terceira Praia às 10hs da manhã. Possibilita conhecer em um só dia as piscinas naturais de Garapuá e Moreré, ambas com bares flutuantes rodeados de águas cristalinas. Na famosa Ilha de Boipeba, precisamente nas praias de Cueira e Boca da Barra, servem-se frescos e deliciosos mariscos à biera mar. Um verdadeiro tour pelo Arquipélago, que também percorre a sede administrativa do município de Cairu, com seus belos monumentos históricos como o Convento de Santo Antônio. A última parada é feita em Canavieira, onde é possível experimentar ostras gratinadas, provenientes do seu criatório natural, ou dar um mergulho no Rio do Inferno antes de voltar ao hotel. O horário de retorno é aproximadamente às 17hs.

Os passeios podem ser agendados na recepção da pousada com um dia de antecedência. O valor do passeio não inclui refeições e está sujeito a alterações na Alta Estação.