Verifique os preços
+55 75 991981692/ 75 991410904
Verifique os preços

A região

  • Mangrovie & Praia

Morro de São Paulo é um belíssimo paraíso tropical situado na ilha de Tinharé, município de Cairu, na região turisticamente denominada Costa do Dendê.

A localidade guarda muitas histórias, desde os primeiros momentos do descobrimento do Brasil, visitada por Martim Afonso de Souza em 1531, ocasião em que era habitada apenas pelos índios Aimorés, até as lutas pela independência, quando o almirante Lord Thomas Cochrane montou sua base na ilha.

Oficialmente o povoado foi fundado em 1535, pertencendo, na época, à capitania de Ilhéus.

Por muitas vezes os holandeses tentaram invadir a ilha, assim como navios corsários também lançaram âncoras nas suas enseadas, gerando muitas histórias, anos depois, sobre tesouros escondidos.

Diante de tantas visitas indesejadas, iniciou-se a construção de um forte que sofreu tantas transformações, que levou mais de um século para ficar pronto.

Só por volta de 1746 foi construída a Fonte Grande, destinada a fornecer água tratada para a população.

A partir de 1950 a ilha começou a ser ocupada por veranistas, em sua maioria oriundos de Salvador.

Em 1992, após a ECO 92 realizada no Rio de Janeiro, as ilhas de Tinharé e Boipeba foram transformadas, por decreto, em Área de Proteção Ambiental.

Com o desenvolvimento do turismo e a facilidade de acesso, Morro de São Paulo foi redescoberta pelo mundo, transformando-se num dos mais visitados recantos do estado da Bahia.

Fechar